As flores são órgãos de reprodução das plantas.
Considera-se a flor como sendo um ramo de crescimento determinado, que está localizado na porção terminal do caule, de um ramo caulinar ou axilar. Durante a evolução do vegetal como um conjunto, as folhas, os nós, os entrenós desse ramo foram se modificando profundamente, dando origem ao que conhecemos hoje como “flor”.
Exótica e rara "flor do beijo" |
Já as gimnospermas, apesar de gerarem sementes, as flores são consideradas imperfeitas: como o agente de polinização dessas flores é o vento, não têm perfume nem produzem néctar.
As flores são formadas por um conjunto de folhas que sofreram modificações ao longo de muito tempo
As sépalas estão na base da flor e formam o cálice, que protege a flor contra pragas e contra o ataque de animais herbívoros. As sépalas são verdes como as outras folhas. Em algumas flores, entretanto assumem coloração diversa até semelhante as pétalas da flor, nesse caso sépalas e pétalas são chamadas de tépalas.
No lírio por exemplo, pétalas e sépalas se confundem ficando assim da mesma cor, sendo assim denominadas como tépalas |
Em certas flores, as sépalas estãp fundidas em uma só peça.
A flor é presa a um ramo por um pecíolo em cuja extremidade se localizam: cálice, corola, estame e carpelo.
Partes da Flor
- Pétala: unidade da corola.
- Sépala: unidade do cálice.
- Perianto: formado pelo cálice e a corola, auxiliam no processo reprodutivo.
- Receptáculo: porção dilatada do extremo do pedúnculo, onde se inserem os verticilos florais.
- Pedúnculo: está posicionado abaixo do receptáculo e é o eixo de sustentação da flor.
- Estigma: é a área receptiva do pistilo das flores, onde o grão de pólen inicia a germinação do tubo polínico. Pode estar posicionado no ápice do pistilo, ou lateralmente. É a parte achatada do carpelo, situada na sua extremidade superior; possui um líquido pegajoso que contribui para a fixação do grão de pólen.
- Antera: é a parte final do estame nas flores. Formam uma espécie de “saco” que é revestido internamente por um tecido esporogênico. É aqui que são produzidos os grãos do pólen. Essa estrutura floral é dividida em um ou dois compartimentos onde o pólen é armazenado.A antera “protege” o pólen até seu maturamento completo. Quando isto ocorre a antera se abre para liberar o grão já maduro. Esta abertura pode ocorrer de algumas maneiras:As anteras e seus processos, junto à sua cor e cheiro, são parte principal do processo de atração de polinizadores.
conteúdo retirado de: Caderno Agora sistema de ensino editora Saraiva
e http://www.infoescola.com/plantas/flor/
Nenhum comentário:
Postar um comentário