terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Tipos de reprodução das pĺantas

                                     Reprodução

   Os seres vivos possuem um ciclo natural de vida, onde nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Quando chegamos à reprodução é possível perceber a diversidade que existe, pois tanto os animais quanto as plantas possuem diversos tipos de reprodução de acordo com a sua espécie. Conheça agora um pouco mais sobre a reprodução das plantas.

As plantas

    As plantas possuem duas formas básicas de reprodução: a reprodução assexuada que é aquela onde as unidades reprodutivas, provenientes de partes do organismo, originam diretamente outro indivíduo, e a reprodução sexuada que é através da união de duas unidades reprodutivas unicelulares, os gametas.
  
Reprodução assexuada

     Ela gera indivíduos geneticamente idênticos e constitui-se num processo simples e rápido, originando um grande número de descendentes.
O morangueiro desenvolve estolhos que dão origem a novas plantas (reprodução assexuada).

    






Em briófitas

     Nas plantas hepáticas, a reprodução assexuada pode ocorrer por meio de propágulos.
     Na superfície dorsal dessas plantas, há estruturas especiais que são chamadas de conceptáculos. E eles possuem a forma de taça, no seu interior encontram-se os propágulos (estruturas celulares com a forma de um oito), que possuem células com a capacidade de produzir uma nova planta.



Nas pteridófitas

      As plantas Pteridófitas que possuem rizoma podem apresentar uma proliferação vegetativa, pois em determinados momentos o rizoma pode desenvolver folhas e raízes, dando origem a novos indivíduos.
      Havendo a possibilidade do apodrecimento do rizoma em alguns pontos, essas plantas podem se tornar indivíduos independentes.


Reprodução sexuada


      A reprodução sexuada efetua-se quando ocorre uma transferência dos grãos de pólen para o sistema reprodutor das plantas (mais propriamente no estigma), ocorrendo a polinização.
      A polinização é Direta, se  verificar que os grãos de pólen caem sobre o estigma da própria planta. (isto só é possível em plantas hermafroditas, que possuem os dois gametângios)
     A polinização é cruzada quando se verifica que os grãos de pólen caem sobre o estigma de outras plantas.
    Os grãos de pólen ao caírem sobre o estigma do sistema reprodutor da planta, ou seja, do carpelo, vão formar um longo tubo polínico sobre a estilete até penetrarem no ovário.
    Ocorrerá a junção entre o gameta feminino e masculino, processando-se a fecundação. 
    Posteriormente formará a semente.





Reprodução sexuada




Nenhum comentário:

Postar um comentário